E se você pedisse para encher o tanque do seu carro em um posto de gasolina, mas ao dar a partida o ponteiro do combustível indicasse que você tem apenas um quarto de tanque cheio?

É mais ou menos isso que ocorre com os serviços de internet de banda larga e fibra disponíveis no mercado, oferecidos pelas principais operadoras do país. Por isso, se você está em busca de uma melhor experiência de navegação e mais velocidade, você precisa conhecer os serviços de Internet Dedicada e entrar em uma nova era.

REALIDADE DO MERCADO

Os pacotes ofertados geralmente possuem velocidades que variam entre 10 Megabits por segundo (Mbps) até 100 Mbps, contudo, conforme regulamentação, essas operadoras somente precisam entregar acima de 30% do nominal ofertado.

Ainda que elas não operem todo o tempo nesse limite, dificilmente velocidades se mantêm acima de 50% do que realmente foi contratado, ou seja, os pacotes disponíveis, na verdade, oferecem a você velocidades que variam de 3 Mbps a pouco mais de 50 Mbps, se você tiver sorte.

Isso ocorre porque a banda larga comercialmente ofertada por operadoras é uma internet compartilhada – bem diferente da internet dedicada, um serviço, aliás, oferecido pela Hostfiber. Mas, qual é a diferença afinal?

VELOCIDADE REAL

Quando você contratada um plano de internet dedicada, na verdade, a empresa provedora oferece a você uma banda exclusiva de conexão à internet – apenas seus dados passarão por esse link ou saída. Na internet compartilhada, como o nome sugere, uma determinada banda acaba alocada para mais de um cliente ao mesmo tempo. Assim, se muitos dos clientes estiverem usando a conexão de forma intensa, a velocidade será menor para todos eles.

Mas além do compartilhamento, quais as principais diferenças entre a internet dedicada e a compartilhada.
Bem, compare você mesmo:

INTERNET DEDICADA

  • Garantia de 100% da velocidade contratada 
  • Pouca ou nenhuma oscilação de banda 
  • Suporte rápido e atendimento exclusivo 
  • Previsibilidade no uso de recursos 
  • Viabilidade no uso de sistemas de telefonia em VoiP 

INTERNET COMPARTILHADA

  •  Garantia de 30% da velocidade contratada
  •  Grandes oscilações de banda, especialmente em horários de pico
  •  Atendimento e suporte via call center, com visitas agendadas
  •  Dificuldade de planejamento no uso de recursos
  •  Inadequado para o uso de VoiP, em razão da instabilidade de banda

DERRUBANDO MITOS

Alguns mitos permanecem em relação aos serviços de internet dedicada. A visão que se tem é de que se trata de um serviço caro e dispendioso em termos de tempo e investimento para a instalação. Porém, quando analisamos mais de perto os avanços dessa categoria de serviço, descobrimos que muitos dos inconvenientes do serviço de internetdedicada hoje são coisas do passado:

  • A Hostfiber oferece ativação do serviço em 20 dias úteis, em linha com os prazos oferecidos por muitas das operadoras de internet compartilhada que trabalham com fibra óptica.
  • custo mensal por Mbps servido, nos últimos cinco anos, vem recuando de forma geral – porém o recuo é muito maior entre serviços dedicados do que em compartilhados. Além disso, como o serviço não tem seus preços condicionados à aquisição de serviços de TV a cabo ou telefone, os custos são largamente competitivos.
  • Um pacote de 20 Mbps compartilhado garante 30% da banda, enquanto o pacote dedicado garante 100% dela.

RÁDIO FREQUÊNCIA VS FIBRA ÓPTICA:QUAL É MELHOR?

A Msys  pode garantir que o melhor meio físico é aquele que atende todas as exigências do seu endereço! Rádio e Fibra Óptica são os mais bem conceituados no Brasil, consequentemente a internet via radio utiliza os dois simultaneamente em todo Backbone para garantir estabilidade independente da região que abordar.

A decisão de como abordar o cliente é tomada após um estudo de viabilidade local, onde avaliamos o endereço de forma detalhada entendendo pontos de vulnerabilidade que fazem total diferença para garantir a estabilidade do projeto.

Peça já um estudo de viabilidade e converse com nossos consultores!